sábado, 6 de abril de 2013



 A Teoria da Relatividade Generalizada, proposta pelo Físico em 1916, amplia os conceitos para os sistemas de referência acelerados  e as interações gravitacionais entre os corpos materiais - O espaço-tempo curvo (de quatro dimensões). 
Nova teoria da gravitação - Seja um ponto móvel M, deslocando-se sobre uma esfera . suponhamos   que nenhuma força atue sobre ele. Qual será sua trajetória? Segundo o princípio da inércia seria uma reta  mas não há retas traçadas sobre a esfera. Podemos substituir a condição imposta ao ponto M, de se deslocar sobre a esfera pela seguinte: o ponto M é livre, mas submetido a uma força fictícia tal que sua trajetória é necessariamente traçada sobre a esfera. É fácil calcular essa força fictícia e dela deduzir a trajetória de M; é um círculo máximo. Para a Relatividade A força - peso é uma força fictícia, pois se pode fazê-la desaparecer, ao menos em uma pequena região, por uma escolha judiciosa do sistema de coordenadas.
Segundo a Relatividade o que faz os Planetas girarem em volta do Sol é a curvatura do Espaço Tempo, e não uma "força".

fonte:http://www.reocities.com



Um comentário:

  1. Sim! Essa questão sobre ser a gravidade uma força! Já foram divulgados não. Ser! Exatamente uma força! Mas um declive e deformação no tecido do espaço tempo

    ResponderExcluir