Introdução:
A catapulta é uma máquina de guerra usado para lançar projéteis a longas distâncias sem a utilização de qualquer explosivo - comparável a este respeito a outras máquinas de cerco utilizados durante os tempos antigos e os Idade Média . A catapulta é capaz de projetar pedras pesadas (caso em que ele é chamado de "Cangulo" para "Balista", que significa "pedra") e, por vezes, vários cadáveres ou fezes (para altamente moral do inimigo para assustá-lo ou infecções spread) usando um cabo esticado. Força propulsora, foi pela primeira vez pela curvatura de um arco gigante, em seguida, os mais avançados dispositivos de torcer uma "mola", constituído por um feixe de fibras.
O termo é a forma latinizada da palavra grega καταπέλτης - Katapeltes, derivado κατά - kata "pierce" e πάλλω - pallo "escudo". A catapulta parece ter sido inventado em 399 aC. JC para Syracuse na Sicília , durante o reinado do tirano Dionísio, o Velho, e um dos primeiros usuários da Fócida foi Onomarchus . Originalmente, a palavra "catapulta", um veículo lançador de flechas , enquanto o termo " Balista "refere-se a uma máquina que atira pedras, mas o significado dos dois termos foi invertida a partir do IV século de nossa era. Aqui vai alguns tipos variados de catapultas:
Trebuchet :
É a mais antiga entre as armas de cerco e também a mais poderosa e eficaz.
O trebuchet é diferente de outros tipos de catapultas pois, enquanto a maioria em catapultas, a força necessária para lançar o objeto é gerada pela tensão na corda, um trebuchet usa um contrapeso de grande massa que é instrumental na projeção do objeto ligado à extremidade oposta. Muitos acreditam que o projeto básico do trebuchet foi concebida desde o shadouf, um dispositivo antigo usado para retirar água dos córregos. A shadouf é um dispositivo simples que consiste em uma vara que é equilibrada no centro, semelhante ao moderno gangorra que você encontra em playgrounds. Em uma extremidade da vara, um peso pesado tal como uma pedra foi ligada enquanto um balde estava ligado à outra extremidade com uma corda de comprimento. A corda foi puxado para baixo até que o balde foi preenchido com água a seguir que a corda foi libertado. À medida que a extremidade da vara ligada à pedra pesada foi para baixo, o balde de água foi puxado para cima.
Ballista
O ballista foi inventada pelos gregos. A arma cerco segunda mais antiga na história, o nome é derivado dos Balistes palavra grega que significa 'jogar'. Foi utilizado para disparar flechas e outros objetos afiados e também foi chamado a máquina dardo de arremesso. A balista era imóvel e teve que ser construído no local da guerra.
O ballista funciona segundo o princípio da catapulta onde a tensão de uma corda entrançada é usado para jogar pedras enormes a velocidades elevadas ao longo de uma trajetória plana. A balista era um dos instrumentos mais precisos de cerco da era medieval, mas sua desvantagem era seu curto alcance.
Mangonel
Os romanos, projetaram a arma por volta de 400 aC porque eles queriam algo que pode causar destruição semelhante ao ballista grego e ainda era menor e móvel. O mangonel palavra é derivada do manganon que significa "motor de guerra". Inicialmente, o mangonel tinha uma funda no qual o projétil foi colocado mas mais tarde, a funda foi substituído por um braço de madeira.
Entre os três tipos de catapultas, o intervalo do mangonel é a mais longa e um tiro objecto utilizando o mangonel pode chegar a uma distância de cerca de 1300 pés. Mesmo que seja maior em tamanho do que o Ballista, o mangonel é pequeno quando comparado com o trebuchet enorme e tem rodas associadas à sua base. O caminho do objeto projetado por estas máquinas é um arco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário